Blog

Favelização, sim! Desde que não seja para os desfavorecidos!

Poucos fenômenos refletem de modo tão evidente e direto o perfil da atual administração municipal quanto aquele retratado na matéria do Globo deste domingo sobre a verticalização na favela do Vidigal. Nos últimos anos, a prefeitura tem colocado em prática um arsenal de decretos e arbitrariedades por parte de seus agentes da SEOP e da Secretaria municipal de Habitação no sentido de impedir que os moradores de favelas possam reformar suas casas, ampliá-las e até construí-las, sob os mais diferentes argumentos. Existe inclusive um decreto totalmente draconiano que proíbe a autoconstrução de novas moradias em todas as favelas da Cidade.

Mas não é em qualquer favela que isso acontece. O alcaide Eduardo Paes está mesmo fazendo história. Ele criou a favela de grife e, nelas, se o proprietário for estrangeiro ou for um empresário disposto a investir na sua elitização, terá toda a possibilidade de construir como bem quiser. O fechamento do POUSO (Posto de Orientação Urbanística e Social), bem no momento da instalação da UPP, é um símbolo poderosíssimo dessa política. Sai o principal instrumento da prefeitura para orientação técnica e fiscalização da favela no que se refere às construções e implanta-se o verdadeiro “laissez-faire” para quem puder pagar o novo patamar de preços da terra.

Engana-se o prezado leitor que der de ombros e achar que só quem está sofrendo com isso é o antigo morador pobre do Vidigal. A explosão de preços dos aluguéis e da terra urbana favelada da Zona Sul terá para a carestia das áreas formais o mesmo efeito que se tentar apagar uma fogueira com um balde de gasolina. A classe média já está esbarrando cada vez mais em dificuldades para encontrar lugar por ali, por causa dos preços dos aluguéis e dos imóveis à venda. Em breve, a Zona Sul será um enclave territorial para ricos do mundo inteiro, onde o carioca sequer conseguirá reconhecer esse espaço como seu. Parabéns Sr. Eduardo Paes!

Vidigal passa por febre de expansão imobiliária

This entry was posted in Blog. Bookmark the permalink.

One Response to Favelização, sim! Desde que não seja para os desfavorecidos!

  1. Pingback: Prefeito faz plágio de projeto do mandato | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *