Quem percorreu a Avenida Rio Branco (antiga Avenida Central) até meados dos anos 40, de carro ou a pé, deve se lembrar que a via que corta o Centro da cidade tinha duas pistas exatamente como acontece hoje por conta das obras na Zona Portuária. Se pedestres e motoristas ainda não se acostumaram ao caos instalado no Rio Branco, as fotos servem para relembrar o tempo em que a rua era mão dupla e tinha árvores frondosas e belos postes dividindo as duas pistas, bem diferente dos atuais cones laranjas que servem de canteiro central. A rua contava até com guaritas elevadas que funcionavam como postos policiais da Inspetoria de Veículos (precursores dos pardais?!) e ajudavam a organizar o fluxo dos diferentes modais que lá circulavam (ônibus, carroças, automóveis e bondes sobre rodas). A via foi Aberta em 1905 quando o então prefeito Pereira Passos decidiu modernizar o Centro da cidade. Para viabilizar a reforma, a prefeitura demoliu 641 casas e removeu 3.900 pessoas. Com 1.800 metros de extensão e 33 metros era dominada por prédios em estilo eclético até meados da década de 40 quando começaram a surgir edifícios com arquitetura contemporânea.
- Eliomar Coelho é engenheiro. Deputado combativo e ético, sua atuação política tem como referência a parceria com movimentos populares e como eixo central a defesa de uma política urbana democrática, que privilegie a cidadania e a participação popular. Leia mais
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