As linhas férreas onde corriam os bondes de Campo Grande foram instaladas em estradas de chão. A foto mostra o bonde que ligava o bairro a Pedra de Guaratiba e circulou até a década de 60. Por isso, a Estrada do Mato Alto, na altura da Fazenda Modelo, um pouco antes do trevo da Pedra de Guaratiba, ainda se chama “Caminho do Bonde”. Outras duas linhas operavam na região, uma para a Ilha de Guaratiba e outra para o Monteiro. Somente em 1917 foram instalados os bondes elétricos na cidade. O serviço inaugurado em 1908 era movido à tração animal. Cerca de 2 mil mulas ajudavam a puxar os bondes.
- Eliomar Coelho é engenheiro. Deputado combativo e ético, sua atuação política tem como referência a parceria com movimentos populares e como eixo central a defesa de uma política urbana democrática, que privilegie a cidadania e a participação popular. Leia mais
Boletim
Clique aqui e receba nosso boletim
Pingback: Novo nome para Engenhão: João Saldanha | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio