Desta vez, o 6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat ganhará um novo status. Antes, uma simples mesa redonda que acontecia dentro do Fórum Mundial Urbano, o encontro de parlamentares da Europa, Asia, África e das Américas que discute questões relativas ao crescimento urbano será realizado antes, de 18 a 20 de março, na Câmara Municipal. Ao final desta conferência, o 6th Global Forum of the Global Parliamentarians on Habitat , que contará com a presença de mais de 150 legisladores, teremos elaborado a “Declaração do Rio”, um documento que apresentarei no Fórum Urbano Mundial, evento que reunirá mais de 15 mil pessoas na cidade entre os dias 22 e 26 de março, na Zona Portuária.
Com mais tempo para dedicar-nos à discussão de temas relevantes dentro do cotidiano das cidades, poderemos esgarçar e aprofundar o intercâmbio de experiências e ideias tão singulares que cada um dos parlamentares trará ao Fórum. Experiências, por exemplo, de democracia na gestão da cidade que possam ser incorporadas ao elenco de soluções reais e viáveis para nossa cidade. Desta troca de informações valiosas sobre empreitadas bem sucedidas, acredito que possamos reunir subsídios que nos ajudarão na elaboração de políticas urbanas eficientes.
O norte da “Declaração do Rio” será o resultado das conversas, nos workshops, em torno de três questões essenciais: Mudança Climática, a questão do acesso (“Cidade para Todos”) e o avanço do urbano sobre o rural (“Conexões Cidade-Campo”).
O tema que perpassa o Fórum é sustentabilidade. Como as cidades podem crescer sem que isto resulte em queda na qualidade do habitat? Hoje, acompanhamos o processo de alargamento das fronteiras entre a cidade-urbana e a cidade-rural, que é inexorável. O mobiliário urbano avança campo adentro através da Internet e de outros bens modernos. Essa urbanização do rural precisa ser harmoniosa, distante da realidade caótica que, infelizmente, foi definitivamente instalada em muitos centros urbanos. Nossa meta é encontrar as saídas e, como parlamentares, tentar implementar leis que busquem uma urbanização sustentável, dentro do possível.
0 Responses to 6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat: urbanização com sustentabilidade