Nesta terça (14), uma Audiência Pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Waldeck Carneiro, discutiu a ofensiva do governo Bolsonaro contra nossas Universidades Públicas, ao cortar verbas da Educação e censurar os debates políticos que são marca fundamental da academia, historicamente.
Foram discutidos alguns dos efeitos nefastos dos cortes na área, entre os quais o impacto brutal na nossa produção científica, com a paralisação de importantes pesquisas em todo Brasil, como apontou o Reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, durante a audiência. Nossos institutos de pesquisa, muitos dos quais no Rio de Janeiro, fundamentais para o desenvolvimento do país, não podem ser tratadas dessa maneira.
Foi proposta a criação de uma Frente Parlamentar Mista, composta por seis comissões da Casa, para acompanhar as consequências dos cortes, reunir vereadores de municípios em que haja unidades sofrendo cortes e fortalecer a luta contra os ataques do governo à Educação.
É fundamental que estejamos todos nas ruas neste 15 de maio, mobilizados contra o obscurantismo deste governo que quer destruir nossa Educação. Vamos juntos pela soberania nacional, pela Ciência e Tecnologia, pela Educação, pela democracia, pelo futuro do nosso país! @ Alerj
Esta notícia está no Facebook do Eliomar