Notícias

Museu do Horto é memória

“Durante anos, os moradores do Horto vêm cuidando desta localidade como extensão de suas vidas, impedindo, inclusive, a implantação de projetos de grande impacto sócio-ambiental, como a construção do cemitério Santa Catarina de Siena (de iniciativa do então governador Carlos Lacerda) e de um conjunto residencial do BNH, de 35 blocos de 6 andares cada, ambos projetos da década de 1960 para a região.

Hoje, a área é ocupada por 589 famílias de baixa renda, formadas, em sua maior parte, por pessoas idosas. A importância de apresentarmos a história da Comunidade do Horto Florestal e de seu território tradicionalmente ocupado, justifica-se como meio de preservação da cultura local e do modo de vida de seus moradores, entendendo-se como patrimônio imaterial excepcional e singular. Justifica-se, igualmente, como afirmação do constitucional direito de morar e, portanto, o reconhecimento do direito à posse como condição material fundamental para o gozo do direito à memória.”

O Museu do Horto, página eletrônica inagurada este mês, tem como objetivo contar a história da comunidade do Horto e de seus moradores. Desta forma, faz um registro da memória do lugar e dá conta de sua exata situação. Vale a pena visitar o Museu do Horto.

This entry was posted in Cidade, Notícias, Urbanismo. Bookmark the permalink.

2 Responses to Museu do Horto é memória

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *