A Folias de Reis é uma manifestação cultural espalhada em todas as dez regiões do estado. Geralmente formada por grupos familiares ou próximos, fruto da devoção ou de alguma promessa, reproduz no ciclo natalino (25/12 a 6/1) a viagem dos três reis magos à procura do prometido filho de Deus, guiados por uma estrela (não à toa várias bandeiras levam o nome de estrelas). Em algumas localidades as jornadas estendem-se até o Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, padroeiro da Capital e de outros municípios fluminenses e muito popular
Já o Dia Estadual do Folião de Reis — 25 de março, instituído pela Lei 9123/2020, de nossa autoria (feita a pedido de foliões), marca a data, na tradição católica, da anunciação por um anjo, enviado por Deus, a Maria sobre o nascimento de Jesus Cristo.
As folias e as demais manifestações das culturas populares demandam financiamento, estrutura, ações de educação para o patrimônio, de preservação e de difusão e a nossa ação na Comissão de Cultura da Alerj e no mandato busca apoiar essas demandas.
Viva as Folias e os Foliões! Salve os Santos Reis!
Esta postagem está no Facebook do Eliomar