Em face de mais uma ameaça de morte contra o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), entidades da sociedade civil organizada, intelectuais e artistas fizeram, ontem (17/10), um ato público, na sede da OAB/RJ. Participaram os atores Wagner Moura, Camila Pitanga e a cantora Fernanda Abreu.
– Muitas pessoas estão ameaçadas por este poder paralelo e elas não têm voz para se defender- disse Marcelo Freixo.
Segundo o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, “não podemos viver numa sociedade onde sofremos atentados ao direito e à democracia”. A Anistia Internacional também manifestou solidariedade ao parlamentar.
Não é a primeira vez que o parlamentar – que presidiu a CPI das Milícias – recebe ameaças de morte. O ato “Basta de assassinatos! Nenhum militante a menos”, realizado em agosto, em São Paulo, denunciou esta situação.
Na opinião de Eliomar Coelho, Freixo – pré-candidato a prefeito da cidade do Rio- é um militante fundamental.
– O destemor de Marcelo Freixo no enfrentamento das injustiças sociais e sua permanente luta para garantir os direitos humanos para todos nos revela a necessidade e a importância de pessoas como ele para o fortalecimento do estado democrático de direito – sentencia o vereador.
A OAB/RJ divulgou nota oficial de apoio ao parlamentar. “Defender a vida de Freixo e a possibilidade de que ele exerça o mandato livre de quaisquer constrangimentos é dever de todos os democratas”, afirma a nota. O ato foi também um protesto contra o poder e a existência das milícias na cidade.