Todos sabemos como o projeto do Porto Maravilha desperta polêmica, especialmente entre os moradores e comerciantes da região diretamente afetada pela revitalização. Por conta disso, haverá uma reunião, amanhã (dia 12), às 11hs, no Centro Cultural José Bonifácio, na Gamboa. Quem está organizando é Carlos Machado, que atuou na Ama-Saúde – Associação de Moradores da Saúde e Adjacências – e na preservação e tombamento de imóveis e monumentos da área. Machado foi também diretor do SAGAS(Projeto de Preservação dos Bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo) e é presidente do Afoxé Filhos de Gandhi.
Esta é a terceira reunião que reúne membros da sociedade civil preocupados com os rumos do projeto na Zona Portuária. A pauta será “Discussão de Estratégias de Mobilização de Moradores e Comerciantes”. A quarta reunião no CCJB já está prevista para o dia 26/02, às 11hs, com palestras e debate sobre os impactos do projeto.
A mobilização da sociedade civil é fundamental para evitar que a revitalização prejudique quem vive e ganha seu sustento naquela região.