Nesta terça-feira (28/04), às 14hs, representantes de diversas comunidades que já foram destruídas ou estão ameaçadas pela prefeitura do Rio vão à Câmara Municipal tentar sensibilizar os vereadores a instalarem a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as irregularidades verificadas nos diversos processos de remoção das comunidades nos últimos meses.
O ato constará de uma projeção de vídeos sobre as remoções, distribuição de materiais e pressão direta sobre os vereadores. Os vídeos, organizados em missão realizada no mês passado pela urbanista Raquel Rolnik, relatora da ONU pelo Direito à moradia adequada, denuncia crimes cometidos pelo poder público durante o processo de remoção com depoimentos de moradores. DVDs serão entregues aos parlamentares.
A Comissão Parlamentar de Inquérito foi proposta no mês passado mas até o momento apenas 13 vereadores assinaram. Se instalada, a CPI vai investigar as remoções, os reassentamentos forçados e até crimes ambientais e de racismo. Desde novembro do ano passado, moradores de comunidades carentes denunciam sérias arbitrariedades cometidas pela prefeitura devido a preparação da cidade para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
Abaixo, segue uma compilação de diversos vídeos, alguns inéditos, sobre os processos de remoção de comunidades. Este vídeo será apresentado pelo vereador Eliomar Coelho durante sessão legislativa.