Neste 15 de outubro, Dia do Professor, Eliomar felicita todos os profissionais de educação: professores e funcionários, ativos e aposentados, que resistem todos os dias nas mais diversas instituições de ensino do país e do Rio de Janeiro, dentro e fora das salas de aula.
E essa resistência é ainda mais fundamental neste momento em que, além do desmonte da Educação pública promovido pelo PMDB, temos um candidato à Presidência que propõe, em sua plataforma política, desempregar professores. Ele defende ainda que crianças não precisem frequentar escolas, limitando-se a comparecer para fazer provas, como se a Educação não envolvesse relações humanas, construções entre professores, alunos e funcionários das instituições.
Mas há alternativa a esse sujeito que trata a Educação como mercadoria e nossos estudantes e profissionais como objetos. Há alternativa a esse candidato que quer cortar gastos com Educação pública em vez de fortalecer nossas instituições de ensino, e que por isso não merece nosso voto.
Neste Dia do Professor, portanto, além de parabenizar nossos profissionais, nosso mandato reforça o desejo de que, juntos, tenhamos força para lutar contra o retrocesso, contra o autoritarismo, contra projetos que atacam nossa democracia e nossos direitos. Contra aqueles que desejam desumanizar a Educação, resistamos com a consciência de que educar envolve coragem, afeto e pensamento crítico. Vamos juntos!
#EleNão #HaddadSim
#DiaDoProfessor #15deOutubro
Em tempos de graves e sucessivos ataques à Educação, vale exaltar a obra daquele que é reconhecido no mundo todo como referência na pedagogia. Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire foi um dos acadêmicos brasileiros mais homenageados: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos prêmios, como o prêmio da Unesco de Educação para a Paz em 1986. Aqui tem 14 livros dele para download!