Blog

Dia Nacional da Cultura

Mais um Dia Nacional da Cultura, o último da atual composição da nossa comissão. Nesta data, convém lembrar que as nossas prioridades de ação ao longo dos últimos quatro anos foram e são aquelas decorrentes das escutas realizadas no início de tudo, em 2019 (lutar para):

  • O fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura;
  • Criação de um programa de formação em gestão cultural com foco nos municípios – e formação artística para os jovens e demais interessados;
  • Apoio às culturas populares, afro-brasileiras, indígenas, caiçaras e demais comunidades tradicionais;
  • Apoio à cultura de base comunitária, através do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura e afins;
  • Ressaltar e criar ações que enfoquem a Cultura como fator de desenvolvimento humano pleno, social e econômico.

Neste 2022, além de dialogar e cobrar a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa sobre esses e outros pontos, tivemos a oportunidade de realizar ações da Comissão que contribuam com esta perspectiva.

  • Realizamos entre julho e setembro, em conjunto com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro – Elerj, o curso livre Frestas do Tempo, Pistas da História, com dez encontros híbridos (presenciais e à distância) visando à reflexão sobre os centenários da Semana de 22 e da Exposição Internacional pelo centenário da Independência, dois eventos realizados, respectivamente em SP e no RJ e que marcam o movimento modernista, a modernização e a Modernidade no país. As aulas seguem disponíveis no canal do YouTube da Elerj, e estamos produzindo uma revista especial com artigos dos professores participantes. São dois produtos que ficarão como legado.
  • Elaboramos uma cartilha da política cultural para municiar os gestores, prefeitos, vereadores e agentes culturais dos municípios. Trata-se de um material de muito conteúdo com uma linguagem de história em quadrinhos para atingir um público maior. A cartilha será lançada no dia da entrega do Diploma Heloneida Studart de Cultura, em 27 de novembro, no plenário da Alerj.

Terminando o período, frisamos ainda que pautas da sociedade civil e que assumimos também como nossas ganharam corpo, através de editais com recursos do Fundo Estadual de Cultura (pontos de cultura, circo, ações regionais e outros), e, fechando este ano, teremos um novo edital de carnaval e um inédito para as folias de reis. Quem luta avança.

Desejamos que em 5 de novembro de 2023 tenhamos conseguido, cada um de nós no seu espaço de fazimento, avançar ainda mais com as nossas pautas culturais.

Esta postagem está no Facebook do Eliomar.

 

This entry was posted in Blog, Cultura. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *