Por mais que o Tribunal Regional Eleitoral veicule anúncios com esclarecimentos ao eleitor, sempre ficam algumas dúvidas na hora de votar. Relacionamos, aqui, algumas dicas para que a sua eleição seja muito bem sucedida.
Se você não tem título de eleitor:
É possível tirar segunda via até a próxima quinta-feira em qualquer cartório eleitoral. Não há cobrança de taxa e o documento fica pronto na hora. Somente o eleitor que adquiriu título até o dia 5 de maio pode solicitar segunda via.
Se você chega para votar sem o título de eleitor:
Não será permitido votar sem o título. E o eleitor ainda precisa apresentar um documento oficial de identificação com foto. Valem carteira ou identidades funcionais, certificados de reservista, carteiras de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e passaportes.
Se esquecer o local de votação:
No site do TSE, as seções ” serviços ao eleitor” e “título e local de votação” informam, ao eleitor, aonde ele vota.
Se precisar justificar:
O eleitor pode justificar sua ausência quantas vezes for necessário. Mas, lembre-se, é preciso justificar nos dois turnos. O eleitor que estiver fora da cidade, e precisa justificar, deve dirigir-se a qualquer ponto de votação com título, documento com foto e formulário de justificativa preenchido (o modelo está na página do TSE). Ou comparecer ao seu cartório eleitoral até o dia 2 de dezembro (primeiro turno) e 30 de dezembro (segundo turno), com os documentos e o comprovante da ausência (atestado médico, passagem de viagem, etc.) Ou ainda comparecer a qualquer cartório eleitoral, caso perca as datas estabelecidas pelo TSE.
Se não votar, nem justificar:
No Brasil, o voto é obrigatório e não comparecer às urnas implica em punição. É preciso comprovar a quitação com as obrigações eleitorais ao pedir passaporte, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo, ao se inscrever para concursos públicos e para obter empréstimos em bancos públicos. Se você não votar em três turnos consecutivos terá seu título cancelado.
Se quiser votar em apenas um candidato ao Senado:
Serão eleitos dois senadores para cada estado. É possível votar em dois candidatos, em um ou em nenhum. Se você quer votar em apenas um candidato, deve votar em branco na segunda opção para o Senado ou digitar número de outro candidato o que incorrerá na anulação apenas daquele voto.
Se quiser levar santinho na hora de vota, usar camiseta e boné de candidato:
É livre a manifestação individual e silenciosa. Vista a camisa, se quiser. Também é permitido levar cola na hora de votar. Se anotar os números, siga a ordem da votação para não se confundir: deputado estadual, deputado federal, senador (primeira vaga), senador (segunda vaga), governador e presidente.
Se precisar pedir ajuda na hora de votar:
Só os portadores de necessidades físicas poderão ter ajuda de outrém na hora do sufrágio e tem preferência nesta hora. Há urnas com botões em Braille para deficientes visuais.