Leis eficientes para um habitat melhor. Este é o slogan do 7° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat, que acontece de hoje até o dia 20, em Zadar, na Croácia. Vice-presidente para a Ámérica do GPH – organização mundial que reúne políticos focados em questões de urbanismo -, Eliomar participa do encontro que discute soluções para as cidades.
– O fórum serve para uma troca de ideias e planos estratégicos, para um intercâmbio e atualização sobre a situação urbana nos grandes centros. Vou apresentar um relatório pontuando o viês desumano no processo de organização da cidade para os megaeventos dentro de uma concepção de desenvolvimento urbano. – adianta Eliomar Coelho.
O objetivo do GPH (Global Parlamentarians on Habitat) é traçar estratégias globais adequadas para as cidades e encontrar caminhos para garantir que os governos locais priorizem ações de sustentabilidade e implementem políticas coordenadas com a participação das comunidades. Entre os temas da conferência, em Zadar, “Legisladores como agentes de mudanças” e “Mudancas climáticas em cidades costeiras”. Ao final do encontro, será redigida a “Carta de Zadar”, a exemplo da “Declaração do Rio, que foi elaborada, ano passado, quando o 6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat foi realizado no Rio de Janeiro. A conferência contou com a presença de 60 parlamentares de 25 nacionalidades.
O GPH – que tem grupos regionais para os continentes Ásia, Europa, África e Ámerica – congrega políticos de várias partes do mundo que atuam junto a questões urbanas como aquecimento global e moradia popular. Desde 1987, quando foi fundado em Yokohama, no Japão, com apoio da agência nacional UN HABITAT, a organização já se reuniu no México, Filipinas, Turquia, Alemanha, Marrocos e Brasil.