Tanto a Anistia Internacional quanto a ONU já manifestaram desacordo em relação a maneira como vem sendo realizadas as remoções e reassentamentos forçados de moradores por conta de obras vinculadas à preparação da cidade para a Copa do Mundo e Olimpíadas. Para investigar esse processo, Eliomar Coelho deu entrada em requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal pedindo a instalação de CPI. O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é investigar remoções de comunidades que estão no traçado dos corredores viários Transoeste e Transcarioca, em torno do Sambódromo, na região do Maracanã e na Zona Portuária, que passa por revitalização. Para ser aprovado, o requerimento precisa do apoio de 17 vereadores, num total de 51 parlamentares do Legislativo carioca.
Eliomar participou de uma reunião da Anistia Internacional com representantes destas comunidades. De acordo com o parlamentar, o secretário-geral da Anistia, Salil Shetty, ficou impressionado ao ouvir o relato das famílias. Shetty ponderou que as autoridades brasileiras precisam ter sensibilidade ao promover os reassentamentos por conta das obras para Copa e Olimpíadas. Segundo ele, não estão sendo respeitados os procedimentos legais na retirada das pessoas destas áreas. A ONU também já fez críticas à forma como a prefeitura vem realizando as remções.
O parlamentar do PSOL participou também de reunião na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de assegurar, aos moradores destas comunidades, os direitos básicos estabelecidos por lei. O mandato vem acompanhando, denunciando e atuando junto à estas populações removidas.
Pingback: RJ: Eliomar Coelho pede CPI das Remoções « PSOL