Blog

Hora de pensar em soluções urbanas…

De hoje até o dia 26, vamos nos debruçar sobre a questão urbana. Já começaram os trabalhos do Fórum Urbano Mundial, na Zona Portuária, e do Fórum Social Urbano, no Centro de Ação e Cidadania, na Saúde. Participo, amanhã, de 13h30 às 16h, da mesa redonda de Parlamentares em nível Global que discutirá mudança climática e assentamentos humanos. A proposta é analisar legislações, políticas e leis aprovadas ou que ainda estão em tramitação nos diferentes parlamentos. O intuito é elaborar a Agenda Habitat e trabalhar por metas de desenvolvimento para o milênio. Este encontro, que começou na semana passada com a realização do 6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat na Câmara Municipal, permitirá firmar parceria e construir redes para divulgação das melhores práticas para a urbanização sustentável.

E, daqui a pouco, às 16h30, começa a mesa de abertura do Fórum Social Urbano, que traz David Harvey da City University of New York, Ermínia Maricato e Raquel Rolnik , da Universidade de São Paulo (USP) e Peter Marcuse, da Columbia University. As oficinas e atividades paralelas do FSU abordarão quatro temas: criminalização da pobreza e violências urbanas, megaeventos e globalização das cidades, justiça ambiental nas cidades, e grandes projetos urbanos e lutas em áreas centrais e portuárias.

Mais de 27 mil pessoas estão inscritas para participar do Fórum Urbano Mundial. É uma boa oportunidade para se discutir e encontrar saídas. A efetiva participação da sociedade civil é mister para que o encontro seja realmente produtivo.

This entry was posted in Blog, Reflexões Urbanas, Urbanismo and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *