Blog

O Rio antigo, nos séculos XIX e XX, em telas hiper-realistas


O Rio antigo, nos séculos XIX e XX, pintado em telas com riquezas de detalhes . Esse é o trabalho do artista Eduardo Camões que rendeu mais uma publicação, a terceira da serie “Rio Antigo por Camões”. O livro será lançado na próxima terça-feira (13/12), às 19h, na Prefácio Galeria de Arte e Livraria, em Botafogo. No lançamento, haverá exposição de obras feitas a partir de óleo sobre tela.

“Achei fascinante a idéia de transformar fotografias antigas em instantâneos coloridos, como se eu tivesse entrado numa máquina do tempo, retornado àquela época e tirado fotografias coloridas. Aproveitando a minha técnica adquirida com o hiperrealismo, poderia fazer uma pintura quase que fotográfica”, conta o artista em seu blog.

Eduardo Camões trocou as telas hiper-realistas mostrando o cotidiano da praia na década de 70 pelo registro de imagens antigas para entender o “porquê de termos nos tornado o que somos”. Para isso, vem estudando desenhos de artistas botânicos viajantes que visitaram a cidade entre os séculos XVII e XIX, textos descritivos antigos e material da Associação de Cartofilia do Rio de Janeiro que reúne, em seu acervo, cartões postais do século XIX. O sucesso da empreitada foi tanto que os dois primeiros volumes tiveram 17 tiragens esgotadas.

Av. Atlântica em 1910, muro do futuro Copacabana Palace e o Palacete dos Duvivier

This entry was posted in Blog and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *