Você concorda com o trajeto da Linha 4 do Metrô?
Urbanistas se unem à usuários nas críticas. O movimento “Metrô que o Rio precisa” considera a Linha 4 – que vai até a Barra – um equívoco e reclama a volta do percurso previsto no projeto original. Não são poucos a questionar a expansão até este bairro – que será feita a partir de uma linha contínua, apelidada de Linhão ou Puxadinho. Partindo do Jardim Oceânico, terá paradas em São Conrado e na Gâvea, onde encontrará a expansão da Linha 1 (com estações no Leblon, Jardim de Alah, Nossa Senhora da Paz e General Osório). O desenho mostra como ficará esta ligação.
O trajeto original da Linha 4, projetado há 40 anos, previa duas plataformas na estação da Gávea. O percurso previa paradas nas estações Barra, São Conrado, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá e São João (que seria construída próxima ao Rio Sul, entre as estações Botafogo e Cardeal Arcoverde). Como opção, poderia ser feito um desvio no Huimaitá, no sentido Laranjeiras, Lapa, Centro. A exemplo da estação Estácio, a estação Gávea precisaria de duas plataformas uma para servir a Linha 1 e outra para servir a Linha 4.
O movimento “Metrô que o Rio precisa” acusa o governo de construir uma expansão que “visa atender exclusivamente 20 dias de jogos olimpícos”.
Qual a sua opinião?
10 Responses to Opine: linha 4 do Metrô