Rio antigo: Praça da Bandeira

Tráfego intenso na Praça da Bandeira, que muita gente não sabe, mas é um bairro, situado na Zona Central do Rio. As primeiras casas surgiram em 1920. Já os prédios, aparecem em 1933, próximos da atual Avenida Presidente Vargas, que, uma década depois, ligou o bairro ao centro financeiro do então Distrito Federal.

A Praça da Bandeira é localizada no entroncamento das Zonas Norte, Sul e Central da cidade, e o bairro tem cerca de 8,5 mil habitantes, distribuídos por 71,99 hectares.

Em 23 de julho de 1981, foi emancipado do Maracanã, ganhando o nome Praça da Bandeira. Possui avenidas verticalizadas e trânsito intenso.

O bairro faz limites com São Cristóvão, Cidade Nova, Estácio, Rio Comprido, Santo Cristo, Maracanã e Tijuca. Também está bem próximo da Ponte Rio-Niterói.

A famosa Rua do Matoso ainda ocupa posição de destaque. Nela, se concentrou o comércio, que depois se espalhou por outras ruas do bairro.

Também na Praça da Bandeira, no número 4, funciona a Escola Nacional do Circo (ENC), que faz parte da história da cidade. No local, tradicional, foram armados circos durante o século 19 e o início do século 20.

No ano 2000, seu IDH era de 0,867, índice considerado alto e que, na época, ocupava a 39ª colocação entre os 126 bairros do Rio.

Foto: Augusto Malta, sem data.

 

 

This entry was posted in Rio Antigo. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *