Rio antigo: Praça São Salvador

A Praça São Salvador é uma das principais áreas de lazer de Laranjeiras. No domingo, o Choro e a feirinha tradicional atraem moradores de todos os cantos da cidade, além de turistas. Roda de Samba, Forró e MPB estão entre as manifestações culturais que rolam no coreto. A praça tem ainda parquinho para crianças e um chafariz.~

O chafariz foi instalado no centro da praça por volta de 1903. A escultura principal é La Font, de Louis Sauvageau, criada em 1862. As outras peças não levam assinatura e foram fundidas no Val d’Osne, em 1878. O local possui ainda casas de estilo colonial.

Aos domingos, o Choro no coreto alegra a vida dos frequentadores da praça durante a feirinha, que oferece uma produção diversificada: artesanato, quadros com fotos e pinturas, livros, roupas, etc.

Durante a semana os jovens também ocupam a praça durante o happy hour – um local democrático de encontros e manifestações artísticas.

Nosso mandato esteve no último dia 5 de maio na Praça São Salvador em um ato de repúdio a um projeto da vereadora Leila do Flamengo que proíbe apresentação de artistas de rua em praças públicas e outros locais com edifícios residenciais ao redor ou próximos.

O projeto atinge em cheio as manifestações culturais da Praça São Salvador, onde há anos acontece a roda de samba “Batuque no Coreto”, aos sábados, e a de Choro “Arruma o Coreto”, aos domingos, durante a feira. Foram tantas as manifestações contrárias ao projeto que ele foi retirado de pauta. Melhor assim.

Vale lembrar que antes da ocupação da Praça São Salvador com atividades culturais gratuitas, o local era deserto e palco de atos de violência frequentes. Chegava mesmo a inspirar medo, principalmente à noite, quando reunia um elevado número de consumidores de drogas e moradores de rua.

 

This entry was posted in Rio Antigo. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *