O Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, foi inundado pelas chuvas que desabaram sobre a cidade (dias 8 e 9 de abril). Maior acervo de arte popular do país, o museu sofreu a pior inundação da sua história! Como tantas outras, trata-se de uma tragédia anunciada! Mais de 300 obras foram retiradas das galerias, completamente alagadas. Outras 4.000 ocorrem risco de serem atingidas! O museu está instalado em um sítio de 5.000m2.
As inundações tiveram início após a construção de um condomínio perto do Museu, autorizado pela prefeitura, o que acabou colocando o terreno em alto risco de alagamento. Reconhecendo sua responsabilidade, a prefeitura cedeu um terreno na Barra da Tijuca e prometeu os recursos para a nova sede. Cumpriu? Não, claro! Pois é, passados 20 meses, a obra está parada! Com 70% dela pronta e faltando apenas cinco meses para terminar.
O acervo do museu — resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens por todo o país do designer francês Jacques Van de Beuque — é composto por cerca de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros, entre eles de mestre Vitalino, produzidas a partir do século XX. As temáticas abrangem atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Atualmente, ocupam 1.500 m2 de galerias.
Esse museu precisa ser salvo!
É muito importante a mobilização de todas e de todos para a prefeitura retomar e terminar as obras da nova sede!
#salveomuseudopontal
http://www.museucasadopontal.com.br/pt-br/salve-o-museu-do-pontal