Blog

Rio Antigo, toda sexta.

estrada do corcovado

No séc. XVI , os portugueses dão a este morro acima o nome de Pináculo (ou Pico) da Tentação, em alusão a um monte bíblico. No século seguinte, o morro é rebatizado como Corcovado porque lembra uma Corcova. Em 1824, Dom Pedro lidera a primeira excursão official ao local que resulta na abertura de um caminho de acesso ao cume.

Em 1882, o Imperador dá permissão aos engenheiros João Teixeira Soares e Francisco Pereira Passos para construírem e explorarem a Estrada de Ferro do Corcovado. Dois anos depois, na presença da Família Real, a Estrada é inaugurada. A foto mostra um grupo prestes a explorá-la. O trecho entre as Paneiras e o Corcovado é inaugurado em 1885, junto com o Hotel das Paineiras.

No início da década de 1910, a companhia The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power – conhecida como Light – concessionária da Estrada de Ferro do Corcovado desde 1906, transforma-a na primeira ferrovia do Brasil a ser eletrificada. As obras da estátua do Cristo Redentor só seriam iniciadas em 1926. Em 12 de outubro de 1931 foi inaugurado o monumento, hoje mundialmente conhecido. Repare o bondinho que levava passageiros até o começo da estrada.

This entry was posted in Blog, Sem categoria. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *