Blog

Só a mobilização popular pode barrar o aumento das passagens

“Há muitos anos o PSOL denuncia a vergonhosa situação do transporte público. A questão da tarifa é apenas uma pequena ponta de um enorme iceberg de manobras escusas, ausência de planejamento e completa subserviência dos sucessivos prefeitos e governadores ao lobby das empresas de ônibus. Empresas que lucram milhões a cada centavo de aumento na tarifa, ainda que não cumpram com os requerimentos mínimos de um serviço público essencial para toda a população, são constantemente agraciadas com aditivos, isenções fiscais e aumentos de tarifa.

Pesquisas diversas atestam que os aumentos de tarifa avançaram muito acima da inflação nos últimos 20 anos. Nas últimas eleições, denunciamos a escandalosa coincidência de interesses entre a prefeitura e a maioria dos vereadores com as empresas de ônibus.

Além das tarifas altas, os ônibus são raros em várias partes da cidade. Os motoristas, mal pagos, são forçados pelas empresas a ignorar a gratuidade, deixando a pé estudantes e idosos. Em muitos casos, além de dirigir, os motoristas são obrigados a cobrar pelas passagens, caracterizando uma dupla função, impossível de cumprir, sem colocar em risco a segurança de todos. Na Assembléia Legislativa e na Câmara de Vereadores, o PSOL entrou com proposta a fim de proibir tal abuso.

Os milhares de jovens que foram às ruas em Porto Alegre e Goiânia, mostraram que a luta organizada é capaz de fazer as prefeituras recuarem. Em São Paulo e no Rio, e em várias outras cidades também, poderemos conquistar vitórias.

Convocamos a população a tomar as ruas e demonstrar, de forma pacífica mas determinada, que os grandes criminosos são os que comandam esse sistema de transportes ineficiente, descoordenado, inseguro e cada vez mais caro.”

Nota da Executiva Estadual do PSOL/RJ

This entry was posted in Blog. Bookmark the permalink.

5 Responses to Só a mobilização popular pode barrar o aumento das passagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *