Sabemos que só a vacinação em massa é capaz de conter a propagação do coronavírus. Infelizmente, a pandemia está fora de controle no Brasil e a compra de vacinas pelo desgoverno Bolsonaro está muito aquém do necessário. Na última segunda-feira (1º/3) começou a campanha pela aquisição por parte do Brasil da vacina cubana Soberana 02 que já realizou os ensaios clínicos 1 e 2 e iniciará a fase 3 em poucos dias.
O imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Finlay, que tem décadas de experiência na produção de diversas vacinas para o mercado interno e para a exportação e que terminou adequadamente todas as fases pré-clínicas. A ideia é de que parte da fase 3 de estudo clínico da vacina Soberana 02 seja realizada no Brasil com a participação de alguma instituição do nosso país com expertise em vacinas, o que poderia diminuir o tempo de aprovação pela Anvisa deste imunizante.
Os organizadores da campanha entendem que, ao comprar as vacinas ainda na fase 3, o Brasil possa garantir um contrato preferencial para adquirir os imunizantes assim que estiverem prontos para aplicação. Até o momento, o país imunizou pouco mais de 3% da população contra a covid-19 e só ontem, 1910 vidas foram perdidas para o vírus. É importante pressionarmos o governo para a compra de mais vacinas. Só com a população vacinada poderemos sair dessa crise sanitária, econômica e social que a pandemia nos impôs. Nós apoiamos a compra da vacina cubana Soberana 02!
#vacinaparatodos
#campanhamaisvacinas
#GrupodeapoioàCampanhaMaisVacinas
Esta postagem está também no Facebook do Eliomar