Mais de cem famílias vivem na Vila Recreio Dois, comunidade que fica na Avenida das Américas a menos de dois Km após o Recreio Shopping e a ponte sobre o Rio Morto, no lado direito de quem segue para Vargem Grande/Guaratiba. Há mais de cinco anos, as famílias vêm sendo assediadas e ameaçadas pela prefeitura. Em volta da Vila, enormes terrenos e edificações abandonadas permanecem sem cumprir qualquer função social. A Vila Recreio Dois é vizinha do extinto Wet’n’Wild, parque aquático falido que agora parece estar tentando ressuscitar.
Ou seja, não faltou tempo, nem espaço para que ofertas menos aviltantes fossem feitas aos moradores. Mas em todos esses anos, as únicas opções oferecidas foram os famosos cheques da Secretaria Municipal de Habitação, em valores irrisórios, ou casas em projetos habitacionais em locais absolutamente inadequados.
Nos últimos meses, com a onda de novos corredores viários por toda a cidade, cerca de 60 casas da Vila Recreio Dois ficaram dentro da área a ser utilizada para a duplicação da Avenida das Américas, no projeto conhecido como Transoeste. É curioso notar que áreas formais, de classe média, situadas igualmente dentro da área do projeto, sequer foram notificadas até agora, mesmo com as obras já iniciadas. Não é de hoje que as ações da prefeitura disparam tanto contra comunidades pobres, quanto contra setores de classe média que “atrapalham” grandes empreendimentos.
Das casas que estão na reta do projeto Transoeste, cerca de 30 famílias aceitaram ir para um conjunto habitacional de origem duvidosa na Estrada dos Caboclos, em Campo Grande, cerca de 35 Km da comunidade. Há rumores de que o tal conjunto foi um empreendimento imobiliário privado “empacado”, que foi negociado com a prefeitura para diminuir o prejuízo dos incorporadores.
Para quem não aceitou ir para Campo Grande, a prefeitura não ofereceu qualquer outra alternativa. Teme-se que a mesma prática já repetida em inúmeras outras comunidades, ocorra também na Vila Recreio Dois. Neste fim de semana, após a resistência da Vila Harmonia contra mais um ataque noturno da prefeitura, os funcionários envolvidos na operação avisaram que vão “dar um tempo” na Vila Harmonia e vão “adiantar o serviço” na Vila Recreio Dois.
0 Responses to Vila Recreio Dois é a mais nova vítima da “Era das Remoções”