Eliomar visitou a Fazenda Capão do Bispo, em Del Castilho, patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), neste sábado (11). Bem de responsabilidade da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC), a fazenda encontra-se totalmente abandonada, a despeito de sua enorme importância histórica e de seu potencial para ser um centro cultural de referência para a região. Um triste retrato do descaso do Poder Público com a nossa cultura e a nossa história.
Levamos conosco o diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural do estado, elaboração de estudos, fiscalização e vistoria de obras e bens tombados, emissão de pareceres técnicos, pesquisas, catalogação, inventariação e tombamentos.
É deplorável a situação com a qual nos deparamos. O terreno está tomado pelo matagal, sem capina há longa data. Todas as estruturas estão caindo aos pedaços, o telhado da casa sustentado por vigas totalmente frágeis, pilastras desgastadas, paredes caindo, como mostram as fotos. A sensação é de que tudo pode desabar a qualquer momento.
Cobraremos da SECEC que tome providências e cuide do que é nosso. Não podemos admitir que a nossa história seja tratada como sucata.