Blog

Viva a xepa porque a feira é livre e a rua é do povo!

A mais nova investida da Secretaria de Ordem Pública tem como alvo as feiras livres da cidade. O Choque de Ordem quer rigor no encerramento da Feira da Glória que não pode funcionar além das 13h. É o fim da xepa! Mais uma tentativa de organizar o que não precisa ser organizado. E a sociedade civil já se mobiliza e faz sua grita. Uma divertida convocação circula pela Internet conclamando os adeptos para uma manifestação na Feira da Glória, marcada para 12h.

A Feira da Glória tradicionalmente acontece aos domingos e é a mais antiga do Rio. Como outras feiras, se estende além do horário. O pico de movimento, segundo os feirantes, é justamente entre 12h e 13h30 – hora em que os preços ficam mais baratos. Por isso tanta reclamação contra a medida da Seop.

Esta não é a primeira tentativa de impor restrições aos feirantes do Rio. Há um ano, um decreto municipal determinava que o material das bancas deveria voltar para os caminhões entre 12h30 e 14h para facilitar a limpeza. Em 2008, as barracas de pastel ficaram proibidas de colocar bancos para a fiel clientela. Um ano antes, uma lei proibiu que os feirantes alardeassem seus produtos usando aparelhos sonoros ou o próprio gogó.

Mas as feiras livres resistem e seguem livres nas ruas…

Quem quiser engrossar o coro dos descontentes, deixe a feira para o domingo, na Glória . Os manifestantes se concentrarão em frente ao Hobby Lanches, na altura da Rua Cândido Mendes. Os organizadores sugerem a confecção de cartazes com alusões ao universo hortifrutícola.

This entry was posted in Blog and tagged , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Viva a xepa porque a feira é livre e a rua é do povo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *