Rio - 4 de May de 2011

Eliomar pede CPI das Remoções

Tanto a Anistia Internacional quanto a ONU já manifestaram desacordo em relação a maneira como vem sendo realizadas as remoções e reassentamentos forçados de moradores por conta de obras vinculadas à preparação da cidade para a Copa do Mundo e Olimpíadas. Para investigar esse processo, Eliomar Coelho deu entrada em requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal pedindo a instalação de CPI. O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é investigar remoções de comunidades que estão no traçado dos corredores viários Transoeste e Transcarioca, em torno do Sambódromo, na região do Maracanã e na Zona Portuária, que passa por revitalização. Para ser aprovado, o requerimento precisa do apoio de 17 vereadores, num total de 51 parlamentares do Legislativo carioca.

Debate sobre a mudança no regime previdenciário
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Municipais, Eliomar Coelho fará um debate para discutir as mudanças no regime previdenciário propostas pelo prefeito através do projeto de lei complementar 041. Será no próximo dia 12, quarta-feira, às 18h, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A proposta do Executivo reduz o teto das pensões para futuros servidores e implica na perda da paridade e integralidade. Ontem, Eliomar participou de ato público do SEPE/RJ (Sindicato dos Professores) em que servidores protestaram contra o PLC.
A cartilha do Movimento Unificado em Defesa do Serviço Público Municipal

Perguntas ao prefeito sobre o sistema Alerta Rio
O radar metereológico americano, que a prefeitura importou por R$ 2,5 milhões, só funcionou minutos antes do temporal que desabou sobre a cidade no dia 26 de abril. Qual foi o critério técnico para aquisição do aparelho? Houve análise de alternativas tecnólogicas? A prefeitura pretende comprar novos radares? Estas e outras perguntas constam do Requerimento de Informações que encaminhamos ao prefeito para averiguar o funcionamento do Sistema Alerta Rio.
Veja o Requerimento de Informações na íntegra

Não perca esta festa!

Porto Maravilha é tema de seminário
Nos próximos dias 16 e 17 de maio, urbanistas, autoridades municipais e representantes do Fórum Comunitário do Porto discutirão o projeto de revitalização da Zona Portuária, alvo de críticas de moradores e comerciantes dos bairros atingidos e também de acadêmicos. A iniciativa é do arquiteto e urbanista Roberto Anderson em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Veja a programação do evento

Novo site no ar
Inauguramos hoje uma nova página eletrônica que incorpora o Blog do Eliomar. Visite o novo site. Siga o Eliomar no twitter. Acompanhe nossos passos no facebook.

Setorial de Comunicação e Cultura do PSOL ganha blog
O blog trará informações sobre a democratização da comunicação e cultura no Brasil, divulgará atividades dos movimentos da área e pretende debater questões importantes da conjuntura nacional e internacional. Visitem: http://psolcomcultura.org/

E no site do Eliomar…

Opine
É secular o problema de enchentes na Praça Bandeira e a falta de solução para este transtorno. Descobrimos que em 1875 foi criada uma comissão para investigar e acabar com as inundações no Mangue de São Diogo, localizado exatamente nesta região. A julgar pelos constantes alagamentos, a comissão fracassou. Você acredita que as autoridades vão sanar o problema das enchentes na Praça da Bandeira? Na sua opinião, o que deve ser feito?
Opine

Rio Antigo
Fotos mostram enchente na Praça da Bandeira em 1940.
Veja e comente