“As Executivas da capital e do Estado do Rio de Janeiro do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), bem como seus parlamentares, vêm transmitir irrestrita solidariedade à família, amigos, colegas de trabalho e profissão de Santiago Ilídio de Andrade, o repórter cinematográfico falecido ontem, depois de gravemente ferido na manifestação da quinta-feira passada, 6/2, na Central do Brasil. A dor de vocês é também a nossa dor.
Acompanhamos o clamor da família, dos próximos a Santiago e de ampla parcela da sociedade, para que se encontre e se responsabilize os que praticaram o ato que o matou. Não há desculpa que justifique esse crime.
Precisamos agir para que não haja mais mortes absurdas como essa. Tragédias como a de Santiago só serão evitadas se as manifestações puderem ocorrer em paz.
Para o PSOL-RJ, motivos para protestar continuam existindo. Seguiremos apoiando as mobilizações da população por seus direitos – conquista democrática duramente alcançada. Seguiremos repudiando o desrespeito dos governos de Cabral e Paes, que, insensíveis aos reclamos, respondem com truculência policial.
Os milhares de brasileiros e brasileiras que vão às ruas de forma pacífica não podem ser responsabilizados por um ato individual, criminoso, que acabou com a vida de um trabalhador da imprensa, como poderia ter atingido qualquer outra pessoa que estivesse no local, inclusive os próprios manifestantes.
O PSOL-RJ não aceitará que a trágica morte de Santiago seja usada irresponsavelmente para estigmatizar os protestos, dar curso a acusações levianas e mentirosas – inclusive contra nossos integrantes -, e abrir campo a manobras desonestas em função de interesses políticos mesquinhos, que destoam da gravidade do ocorrido.”
Rio de janeiro, 11 de fevereiro de 2014
PSOL-RJ
Pingback: Nota oficial do PSOL-RJ | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio