Enquanto Santa Teresa não vê sinal de bonde nos trilhos, o registro de 1918 mostra um ônibus elétrico da Light que resistiu até 1927, quando entraram em operação os coletivos da Excelsior. O “omnibus” que aparece no lado esquerdo da foto pertencia à linha Praça Mauá – Passeio Público – um trajeto bastante curto se comparado às distâncias que as viações percorrem hoje. Curiosamente, no centro da Avenida Rio Branco é possível distinguir uma guarita elevada, possivelmente um posto policial da Inspetoria de Veículos que organizava o fluxo dos diferentes meios de locomação que se misturavam na via: ônibus, automóveis, carroças e bondes.
- Eliomar Coelho é engenheiro. Deputado combativo e ético, sua atuação política tem como referência a parceria com movimentos populares e como eixo central a defesa de uma política urbana democrática, que privilegie a cidadania e a participação popular. Leia mais
Boletim
Clique aqui e receba nosso boletim
Pingback: CPI dos Ônibus ou marmelada? | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio