Nosso mandato apoia a campanha “Outubro Rosa” e se integra às diversas entidades e instituições que têm lutado para levar um pouco mais de informações às milhares de brasileiras que sofrem com Câncer de Mama.
Durante o mês de outubro, teremos uma série de atividades com o objetivo de informar e mobilizar o governo, sociedade civil e comunidade científica sobre a importância da detecção precoce da doença e garantir acesso ao tratamento para as pacientes com câncer de mama avançado. Entre as brasileiras, esse é o tipo de tumor mais comum.
Segundo dados do Ministério da Saúde (2014), são diagnosticados 57 mil novos casos da doença por ano, e embora as chances de cura sejam animadoras, o Câncer de Mama ainda mata.
Infelizmente, milhares de mulheres são vítimas de diagnóstico tardio, quando a doença se encontra em estágio avançado e em fase metastática.
Hoje, embora haja legislação específica que determina 60 dias para o início do tratamento após o diagnóstico (Lei 12.732/2013), essa não garante pronto atendimento no SUS.
Também a Lei nº 11.664/08, que previa a realização de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, sofreu restrições pela Portaria nº 126/13 e passou a determinar que, para mulheres assintomáticas, o exame seja realizado só em pacientes entre 50 e 69 anos.
Entendemos que o Câncer não pode esperar para ser tratado e nosso mandato se solidariza com todas as mulheres pacientes – ou não – de Câncer de Mama avançado e metastático.
Estamos juntos!