Relatora da ONU para Moradia Adequada, a urbanista Raquel Rolnik, participa de encontro no próximo sábado, dia 21 de maio, organizado pelo Fórum Comunitário do Porto e pela Plataforma Dhesca Brasil na Zona Portuária – local onde acontecem remoções motivadas pela preparação da cidade para os megaeventos.
O encontro será às 11h, no Sindicato dos Estivadores. Segundo Raquel Rolnik, a atividade conjunta tem o objetivo de criar uma convergência de fóruns e iniciativas na luta pelo direito à moradia no Rio de Janeiro. Rolnik participa, amanhã, de audiência pública, às 14h, na sede da OAB, quando termina a Missão da Relatoria do Direito à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil -um movimento da sociedade civil.
Desde ontem, a Dhesca está visitando comunidades que vem sofrendo violações dos direitos humanos relacionadas
à realização de obras viárias justificadas pela Copa e Olimpíadas. Por este motivo, o vereador Eliomar Coelho deu entrada em requerimento, na Câmara Municipal, pedindo a instalação da CPI das Remoções.
Ontem, a Missão esteve nas favelas Vila Autódromo, Vila Harmonia e Vila Recreio II. Hoje, o roteiro incluiu visitas a favela Estradinha, em Botafogo, ao Morro da Providência e às ocupações na Zona Portuária.
O auditório do Sindicato dos Estivadores fica na Rua Antônio Lage 42/ 4o andar, Pça da Harmonia, Zona Portuária.