“O incêndio que destruiu o Museu Nacional é consequência de um projeto de desmantelamento dos nossos patrimônios públicos e do absoluto descaso dos governantes com a nossa cultura. Trata-se de uma perda inadmissível e irreparável para a história”, lamentou Eliomar.
Para assistir a fala de Eliomar, basta clicar em cima da imagem ou aqui.
Este vídeo também está disponível no Facebook do Eliomar.
Cortes orçamentários e apagamento das universidades.
É assim que seguem as políticas públicas, tanto estaduais como federais. Não cansaremos de dizer que o enxugamento de recursos nessas áreas é criminoso. Em 2014, Chico Alencar 500 apresentou uma emenda individual para reforço orçamentário do Museu Nacional, mas o valor autorizado (R$ 200 mil) para esse tipo de emenda é sempre muito baixo frente à necessidade concreta de investimento nos nossos bens públicos. Em 2017, a mesma emenda sequer foi autorizada e o governo seguia seus cortes, com apoio da grande mídia.
É evidente que é um projeto de destruição da nossa história, da nossa identidade e do nosso futuro. Mas o dia de ontem nos mostrou que devemos ser incansáveis na defesa das nossas instituições. As universidades públicas estão resistindo e, no que depender de nosso mandato, a luta em defesa de uma educação pública e de qualidade e em defesa da nossa Cultura vai continuar ainda mais forte na Alerj.
Nota oficial do PSOL sobre o incêndio do Museu Nacional e as fake news que têm circulado sobre o caso: http://bit.ly/2wDqfmc
#LutoMuseuNacional