Será no próximo dia 30 de setembro, sexta-feira, o 1º Fórum sobre Educação Especial e Inclusão voltado para a Comunidade da Maré e moradores da Ilha do Governador e bairros vizinhos. O encontro reunirá o movimento dos pais de deficientes, professores, especialistas e assistentes sociais, entre outros.
– Acreditamos que muitos alunos necessitam passar por classes especiais, escolas especiais ou institutos especializados. Só depois que estiverem preparados em seus aspectos psicológicos, emocionais e cognitivos, devem seguir para um processo inclusivo nas classes regulares de ensino – afirma o vereador Eliomar Coelho, que participará do evento.
Eliomar Coelho é autor do projeto de lei nº 912/2011 que estabelece critérios para inclusão, em turmas regulares, de portadores de deficiência física, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação, entre outros. A proposta visa garantir a qualidade e a segurança neste processo.
No seminário, será aborada a questão da Terminalidade. Este conceito desobriga a prefeitura a garantir vaga em escola regular diurna para adolescentes com deficiência acima dos 17 anos. Também será discutida a nova política de inclusão que vem sendo implementada pela prefeitura. O governo federal estabelece que a inclusão de alunos deficientes em classes normais é preferencial e não obrigatória. Mas esta não tem sido a orientação da secretária municipal de Educação.
O serminário será na Associação dos moradores do Parque União que fica na Rua Ari Leão nº 33.