Nosso mandato participou ontem (15/12) da reunião da Comissão de Educação da Alerj sobre o fechamento de escolas estaduais, que contou com a presença do Secretário de Educação, Wagner Victer. É impressionante o que o governo do PMDB vem fazendo com a Educação em nosso Estado. Aproximadamente 200 escolas foram fechadas entre 2010 e 2015. Aliás, já havíamos denunciado esse processo nefasto em 2014, quando eu ainda estava na Câmara de Vereadores.
Entre turmas e escolas, mais de 150 mil alunos abandonaram a Rede estadual. São estudantes do segundo seguimento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Neste ano, o governo do estado continua sua ofensiva para destruir a Educação pública, fechando mais dezenas de escolas, sem nenhum diálogo com as comunidades escolares.
Esta reunião é um desdobramento da Audiência Pública realizada no dia 30 de novembro, que, diga-se de passagem, não teve nada de pública, porque os pais e alunos que solicitaram a audiência ficaram do lado de fora, impedidos de participarem da discussão. Diante desse absurdo, eu e Flavio Serafini entramos com representação no Ministério Público Estadual, protocolado no dia 2 de dezembro, para impedir o fechamento das escolas, muitas delas, ligadas à própria história das comunidades onde estão localizadas.
Não podemos admitir que este absurdo continue!