NOTA DE SOLIDARIEDADE DO PSOL-RJ
“RESPEITE OS NOSSOS FILHOS E NETOS”
Nós, do PSOL-RJ vimos a público nos solidarizar com a nossa companheira da Cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, Leci Carvalho, e com os seus netos e familiares pelos ataques recebidos por parte do Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
No dia 30 de junho, o Senador da República Flávio Bolsonaro fez postagens em suas redes sociais expondo fotos dos seus netos, duas crianças de 10 e 11 anos. O parlamentar, ainda, adicionou como legenda da imagem: “No dia que seu filho se tornar um militante contra a fé, porque foi doutrinado na escola ou na universidade, tendo sua mente sequestrada pelo marxismo cultural, você entenderá que a luta não era por um presidente, mas por um Brasil livre”.
A atitude do Senador Flávio Bolsonaro consiste numa violação do direito à dignidade da pessoa humana, ao respeito e à liberdade, garantido às crianças e aos adolescentes, artigo 15 do ECA( Estatuto da Criança e do Adolescente), já que se configura como ofensa à imagem de crianças e uma ameaça a sua integridade física, psíquica e moral. Situações que coloquem crianças e adolescentes em situações de ameaças, riscos e vexatórias não podem nem devem ser confundidas com liberdade de expressão.
A participação em atos é livre, cabendo aos pais e responsáveis legais definirem (ECA, artigo 16, inciso VI). Compreendemos que o Senador Flávio Bolsonaro tenta desvirtuar o debate sobre formação familiar, de maneira inconsequente e leviana.
Consideramos lamentável que, completados 30 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um Senador da República mantenha tal postura, de desrespeito à lei e aos direitos básicos de duas crianças e de suas famílias.
Manifestamos nossa total solidariedade à companheira Leci, aos seus netos e demais familiares.
PSOL-RJ julho de 2020
Esta notícia está também no Facebook do Eliomar