Não bastasse a superlotação e os incidentes com barcas que param no meio da Baía de Guanabara, deixando os passageiros à deriva, o governo estadual anunciou, para o dia 26 de abril, a suspensão do funcionamento das barcas que fazem a travessia Rio-Niterói de madrugada. Os usuários estão revoltados.
O pior é que a Agetransp (Agência Reguladora de Transportes do estado) considera a medida válida. Uma mudança no contrato da Barcas S/A, que já foi publicada no Diário Oficial, derruba a determinação da Justiça que garantia as partidas após a meia-noite. Caiu o termo aditivo que tornava obrigatória a circulação entre 24h e 5h e forçou a concessionária a reativar, no ano passado, as saídas neste intervalo. A Barcas S/A ganhou sinal verde para alterar horários de funcionamento.
Curiosamente, a empresa ainda conseguiu, neste novo acordo contratual, isenção de pagamento, ao estado, de ICMS sobre o preço das tarifas. Isso incorrerá em aumento de receita na ordem de 3 milhões por ano. Mais dinheiro, menos serviço?
Opine: você concorda com a suspensão das barcas na madrugada? Você aprova a isenção na cobrança de ICMS à concessionária?
6 Responses to Opine: fim do horário da madrugada para as barcas Rio-Niterói