O governador Pezão assinou decreto requentando medidas que o secretário Osório já tinha anunciado sobre o Bilhete Único. Essas medidas surgiram no bojo das denúncias do TCE, e que nós já fazíamos há anos, de que o governo não tem nenhum controle sobre o fluxo financeiro da CAIXA-PRETA do transporte público no estado. O controle é todo feito pela Fetranspor.
E, ao invés de investigar e punir os grandes empresários, Pezão e Osório, descaradamente, colocam a culpa do descontrole financeiro do BU em fraudes pontuais de usuários. Chegaram a criar uma corregedoria específica para investigar essas possíveis fraudes. Até sistema de biometria o secretário Osório chegou a cogitar, mas teve que voltar atrás após ser criticado por gente de seu próprio partido.
Já os barões do transporte continuam sorrindo de bolsos cheios de dinheiro que o Poder Público deveria controlar, mas não tem coragem nem vontade política para, por exemplo, criar uma corregedoria para investigar. A Agência Reguladora dos Transportes, então, nem se fala…
Em março, apresentamos um Projeto supercompleto, com 44 artigos, para regulamentar a questão da Bilhetagem Eletrônica pelo Estado.
Até agora, o Projeto não teve parecer de nenhuma Comissão Permanente da Alerj.