Eliomar teve o primeiro projeto aprovado como deputado estadual, na Alerj. O projeto tomba a Escola de Música Villa-Lobos, preservando o patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.
A Alerj aprovou por unanimidade, em duas votações, mas Pezão vetou argumentando que, apesar de o projeto ser louvável, somente o Poder Executivo pode tombar, o que não é verdade pois são vários os projetos já sancionados com o mesmo sentido. Vamos esperar agora a Alerj votar, e derrubar o veto.
Mas. de acordo com Eliomar, não importa essa discussão legalista: “Eu não faço questão de ser o autor. Se ele quer mesmo manter a Villa-Lobos no local, e não atuar em favor do mercado imobiliário, que mande um projeto com o nome dele como autor, não tem problema.”, disse Eliomar.
O objetivo do mandato é a preservação de todo o patrimônio histórico, arquitetônico, imaterial e cultural da escola, a única de música da rede pública no Rio de Janeiro.
Lembramos que a Villa-Lobos se localiza no Corredor Cultural da Rua da Carioca, num casarão de linhas arquitetônicas em estilo “Art-nouveau”, construído em 1910.
Hoje, porém, essa região está ameaçada de ser descaracterizada pela forte especulação imobiliária. Por isso, a urgente necessidade de preservação desse importante centro educacional e cultural do estado.