Rio antigo: a Escola Nacional de Belas Artes

A Escola Nacional de Belas Artes, atual Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), foi construída, no centro da cidade, na então Capital Federal. O edifício, de estilo eclético, é assinado pelo arquiteto espanhol Adolfo Morales de los Rios.

O Museu Nacional de Belas Artes foi criado em 1937, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O prédio está localizado no centro histórico do Rio, na Avenida Rio Branco 199, antiga Avenida Central. Foi projetado em 1908, por Adolfo Morales de los Rios (1858/1928), para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes. O arquiteto espanhol radicado no Rio teria se inspirado no Museu do Louvre, em Paris.

Quem visita o museu tem a oportunidade de conhecer a história das artes plásticas no Brasil.

Em 1973, o prédio da MNBA foi tombado pelo IPHAN.

Até 1976 dividiu espaço com a Escola de Belas Artes, quando esta se mudou para o Fundão.

Trinta e três anos depois, em 2009, o MNBA foi incorporado pelo Instituto Brasileiro de Museus, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.

A instituição possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX. Seu acervo é constituído por 70 mil itens de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros.

 

This entry was posted in Rio Antigo. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *