Rio antigo: casarão da Casa da Moeda

O antigo casarão da Praça da República 26, no Centro do Rio, que foi sede do Museu Real (atual Museu Nacional), abrigou o Arquivo Nacional, a Casa da Moeda (CMB), o Departamento de Arquivo e Documentação Histórica e o Museu da Justiça (TJRJ). A CMB estuda a criação de um Museu ou Centro Cultural no local.

Foto Marc Ferrez 1890

A Casa da Moeda do Brasil foi criada em 1694 por D. Pedro II, Rei de Portugal, em Salvador, Bahia. O objetivo era atender a demanda na colônia, fabricando moedas com o ouro extraído no território nacional.

Em 1868, a CMB transferiu suas atividades para o prédio construído na Praça da Aclamação, atual Praça da República, no centro do Rio de Janeiro.

A CMB é responsável pela confecção do meio circulante no país há mais de 300 anos. Dentre seus principais produtos, estão passaportes com chips e selos fiscais.

Em 1984, a Casa da Moeda foi transferida para um moderno complexo industrial, localizado em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Lá, funcionam as três fábricas da empresa – de cédulas, de moedas e a gráfica.

O casarão ficou desocupado durante 11 anos – de 1998 até 2009. De lá para cá tiveram início as obras de restauro.

A CMB estuda a criação de um Museu ou Centro Cultural no casarão.

Fonte: portal da Casa da Moeda do Brasil (CMB) http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/home

 

 

 

This entry was posted in Rio Antigo. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *