Rio antigo: Morro da Conceição

Imagem feita do alto do Morro da Conceição, no bairro da Saúde, na Zona Portuária do Rio. Em primeiro plano, podemos ver telhados do casario. Á esquerda, no fundo, as torres da igreja do mosteiro de São Bento; à direita, torres e cúpula da igreja de Nossa Senhora da Candelária. Muitas construções possuem valor histórico.

No bairro, sobrados e vilas operárias erguidas no século XIX ainda resistem. Nas casas, predomina a arquitetura portuguesa. Na região, destaques para a Pedra do Sal e o Jardim do Valongo. O primeiro recebeu este nome porque escravos que trabalhavam no cais e nos trapiches descarregavam no local o sal que chegava de Portugal. Também na região teriam sido fundados os primeiros ranchos carnavalescos e afoxés na segunda metade do século XIX. Ali, os sambistas estivadores se apresentavam para rodas de samba nas casas das tias baianas. Até hoje o local promove rodas de samba.

No pé do Morro da Conceição, o Jardim Suspenso do Valongo é um projeto do arquiteto-paisagista Luiz Rey de 1906. Em estilo romântico, foi tombando pelo IPHAN em 1938.

Curiosidade: A Saúde é o menor bairro do Rio, estando apenas à frente do Zumbi. Deve seu nome a uma promessa feita a Nossa Senhora da Saúde, que teria curado a mulher de um rico comerciante, o português Manuel Negreiros. Em homenagem a santa, ergueu em cima de um pequeno morro rochoso, em1742, acapela de Nossa Senhora da Saúde, que na época ficava em frente ao mar.

Foto: Juan Gutierrez de 1893/94.

 

This entry was posted in Rio Antigo. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *