Na Europa, eram chamados de “Imperiais”. Mas os ônibus de dois andares que foram adotados no Rio de Janeiro na virada da década de 20 ganharam logo o apelido de chopp duplo. Para concorrer com os bondes, a Viação Excelsior – companhia criada pela “The Rio de Janeiro Tramways, Light and Power Co”, conhecida até hoje como “Light” – lançou, em novembro de 1927, um modelo que tinha capacidade de 28 passageiros embaixo e 34 no andar de cima. E para conquistar usuários adotou motor Daimler e chassi Guy, dispositivo regulador da velocidade, caixas coletoras para bilhetes e cuidados para que não fosse ultrapassada a capacidade máxima de lotação. Repare na escada externa na parte traseira do coletivo na foto abaixo. O chopp duplo circulou circulou no Rio de Janeiro nos percursos Praça Mauá / Copacabana” e “Clube Naval / Leme”.
- Eliomar Coelho é engenheiro. Deputado combativo e ético, sua atuação política tem como referência a parceria com movimentos populares e como eixo central a defesa de uma política urbana democrática, que privilegie a cidadania e a participação popular. Leia mais
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