Infelizmente, não foi o primeiro e nem o último acidente causado pelo mesmo motivo: excesso de velocidade. No dia 15 de junho de 1974, o ônibus da Linha 571 (Glória – Leblon) caiu do viaduto Pedro Álvares Cabral, em Botafogo. O registro é do extinto Jornal do Brasil. Treze pessoas morreram, número maior de vítimas fatais que no acidente com o ônibus da linha 328 (Castelo-Bananal), da Viação Paranapuan, que despencou do viaduto Brigadeiro Trompowski na Avenida Brasil, altura da Ilha do Governador, no último mês de abril. O queda do coletivo na Zona Norte deixou um saldo de sete mortos. Coincidentemente, o acidente em 74 aconteceu no dia em que passou a vigorar o limite máximo de velocidade de 60 km/h. Cinco meses depois, ocorreu outro acidente no mesmo viaduto de Botafogo, motivado também por velocidade acima do permitido. Morreram 17 passageiros que viajavam na linha Grajaú – Leblon, da Estrela Azul. Será que mais usuários no Rio serão vítimas do mau serviço prestado pelas empresas de ônibus?
- Eliomar Coelho é engenheiro. Deputado combativo e ético, sua atuação política tem como referência a parceria com movimentos populares e como eixo central a defesa de uma política urbana democrática, que privilegie a cidadania e a participação popular. Leia mais
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