Todos sabem das diversas denúncias de corrupção envolvendo a secretaria de saúde do governo do estado do Rio de Janeiro, diretamente com o secretário Sergio Cortes. Agora o governo Sergio Cabral decide entregar de vez a saúde pública para a iniciativa privada, é o famigerado projeto das Organizações Sociais (OSs).
Essa foi a primeira grande derrota do governo Cabral no início do governo anterior, agora eles se preparam para derrotar os servidores e a oposição.
As OSs representam o repasse do dinheiro público da saúde para o gerenciamento privado, transformando um setor estratégico em grande balcão de negócios. O que está em jogo é a vida de muitos cariocas e fluminenses.
Nas OSs a compra dos materiais deixa de ter a obrigação das licitações, o que facilita o caminho para a corrupção. Outro ponto que também fragiliza o controle público sobre a saúde é a não participação do usuário na gestão das OSs.
De acordo com o Tribunal de Contas de São Paulo, a situação das OSs é totalmente irregular, pois terceirizam o atendimento. Lá, 25% dos leitos passaram a ser destinados dos hospitais públicos para os planos de saúde.
É fato que mesmo recebendo mais recursos do que as unidades de saúde pública, as OSs não garantem melhor atendimento ao público.
Não podemos aceitar que o governo do Estado faça negócio com a saúdedo povo do Rio de Janeiro.
O PSOL defende a saúde pública de qualidade para todos.
Veja o panfleto PSOL DENUNCIA que também rechaça mensagem do prefeito que quer garfar a aposentadoria do servidor.