O PSOL Carioca promove o curso de Formação “Pelo Direito de Ir e Vir! Tarifa Zero, resgate da mobilidade!”, que será ministrado pelo geógrafo Jorge Luis Borges nos dias 17/03 e 31/03, às 18h40, na sede do PSOL, na Travessa do Mosqueira, 21, na Lapa.
O Direito de ir e vir tem sido usurpado das trabalhadoras e trabalhadores e suas famílias, há muitos anos. No Rio de Janeiro, desde os anos 1990, as tarifas do transporte público têm subido sempre acima da inflação e acima até dos próprios indicadores de custos das empresas. O resultado disso é uma epidemia de miséria. Numa cidade em que mais de 50% da sua população economicamente ativa trabalha na informalidade – ou seja, não tem acesso ao vale transporte – a mobilidade se transforma num custo maior até do que a alimentação, no orçamento de milhares de famílias. Já é comum ver levas de gente dormindo na porta das estações de trem, ou nos pontos de ônibus porque não têm dinheiro pra pagar a passagem de volta pra casa, após um dia de trabalho.
Se a mobilização não se organizar e avançar no debate sobre um novo modelo de sistema de transportes, a carestia vai continuar e o direito de ir e vir vai passar a ser um privilégio de poucos.
Várias capitais brasileiras já possuem movimentos pela Tarifa Zero. Num sistema de Tarifa Zero, o Poder Público assume totalmente a gestão do serviço. As planilhas e as informações sobre todas as linhas são públicas e de amplo acesso. Existem conselhos populares pra fiscalizar os gastos com o sistema e, no final, o transporte deixa de ser um fator de custo para as famílias e passa a ser responsabilidade de toda a sociedade.
O objetivo geral desse curso é discutir a noção de Tarifa Zero enquanto bandeira de luta e projeto concreto de transformação política e social. Em termos mais específicos, o curso pretende:
1. Entender o conceito de Tarifa Zero, principais características, seus instrumentos e conhecer alguns exemplos concretos;
2. Traçar um panorama geral da situação dos transportes públicos no Estado do Rio de Janeiro, seus principais gargalos e condicionantes técnicas e políticas;
3. Construir coletivamente um conjunto de estratégias e táticas para incorporar a questão da Tarifa Zero como bandeira dos diversos movimentos sociais e como inseri-la nos programas de governo e partidário do PSOL.
Pingback: Justiça confirma: CPI é ilegítima | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio