Relatorio do Encontro da Cultura na Região Centro-Sul
A fase dos encontros regionais da Comissão de Cultura da Alerj, presidida por Eliomar, terminou na Região Centro-Sul Fluminense. Em Três Rios (20), estivemos reunidos com fazedores da cultura da região, representantes dos municípios de Areal, Miguel Pereira, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia, Paraíba do Sul e Mendes, e ficou viva na memória de todos a mensagem que precisa ser compreendida por toda a sociedade: cultura é trabalho!
— A partir de maio, percorremos o nosso Estado, de Angra dos Reis à Miracema. Estamos finalizando com chave de ouro o ciclo de escutas. Fomos a todas as regiões do estado. Saio muito satisfeito, com a certeza de ter muito material para trabalhar, com desafios que têm que ser enfrentados de forma coletiva. São fundamentais para a revitalização socioeconômico do Estado a valorização dos artistas e da Cultura, inclusive como resgate de identidade”, disse Eliomar.
Participantes do encontro denunciaram que prefeituras, quando convidam artistas locais para apresentações, recusam-se a pagar. Como desculpa, alegam que a visibilidade é o pagamento. Mas para artistas de fora tem orçamento. Ou seja, mais uma vez, foi colocada a questão da desvalorização da cultura local em detrimento de artistas famosos.
Com a finalização do processo de encontros regionais, produziremos um material consolidando tudo para ser distribuído a cada prefeitura, secretarias, casas legislativas e para a sociedade civil ter como instrumento de luta pelas políticas culturais.
Foi o décimo encontro regional que a Comissão de Cultura realizou em 2019, contando com o da Capital. Estivemos na Baixada Fluminense, Região Serrana, Médio Paraíba, Leste Fluminense, Costa Verde, Norte, Noroeste, Baixada Litorânea e Centro-Sul Fluminense. Em todos os encontros, ouvimos demandas e debatemos a cultura com quem bota a mão na massa, além de representantes das prefeituras.